GALERIA - FÓRUM

terça-feira, 13 de abril de 2010

II Fórum Diocesano Leão XIII

TEMA: ECONOMIA E VIDA
DATA: 18, 19 e 20 de maio de 2010
LOCAL: Catedral Diocesana de Paranaguá

INTRODUÇÃO

Será que com a tão assustadora crise econômica – que todos já conhecem – as estruturas do Capitalismo serão modificadas e renovadas? Será que com isso um novo mundo mais justo é possível, em que a produção de bens seja igualitária entre todos?
Sentimos que a esperança de novas formas de viver voltou a reinar. É momento de nos perguntar o que vem após o capitalismo? Qual será nova ordem financeira e social?
E necessário questionarmos o modelo de economia dominante, centrado no lucro, na exploração dos trabalhadores e na destruição do meio ambiente. Temos de combater o modelo econômico dominante a fim de fortalecer alternativas que possam superá-lo. E é aí que surge o sistema da Economia Solidária, compreendemos que Economia Solidária é um modelo de desenvolvimento includente, sustentável e solidário”.
Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Nessa economia, não existem mais exploradores e explorados, pois ninguém pretende levar vantagem sobre os outros, e muito menos gerar riquezas através da destruição da natureza. A base da Economia Solidária é formada pelas relações de cooperação, pelo fortalecimento do grupo e das comunidades, sem patrão nem empregado e todos pensando no bem de todos e no seu próprio bem.

OBJETIVO: Buscamos com a realização deste fórum sensibilizar a população em geral e qualificar agentes em Economia Solidária, para promover que há outra economia existente e atuante, inspirada por valores que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica. Uma economia baseada em princípios de gestão coletiva, participação igualitária dos membros, com resultados compartilhados, autonomia, interdependência e foco no desenvolvimento da comunidade. O mundo precisa de novos rumos e ações que não são, pela maioria, procurados para, assim, conseguirmos expandir as fronteiras da igualdade de trabalho.

PROGRAMAÇÃO:
1ª noite – 18/05/10 – (3ª feira) - ECONOMIA E VIDA
VER - Denunciar a perversidade de um modelo econômico que visa - em primeiro lugar – o lucro, aumenta a desigualdade e gera miséria, fome e morte.
2ª noite – 19/05/10 – (4ª feira) - PARANAGUÁ ALÉM DO PORTO
Julgar - O pobre está no centro do julgamento de Deus: “Tive fome e me deste de comer” (Mt 25). A apropriação dos bens por parte de uma minoria de pessoas ou de estados é uma fraude contra a criação de Deus: “O que pertence a Deus, pertence a todos” (Cipriano de Cartago).

3ª noite – 20/05/10 – ( 5ª feira) - PATRIMÔNIO HUMANO - GESTÃO DA VIDA
Agir – Educar para a prática de uma economia de solidariedade , de cuidado com a criação e de valorização da vida.
Mobilizar igrejas e toda a sociedade para a implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.